Seguidores

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Enquanto houver dez reis de esperança

Hoje, como muitas vezes me acontece, sinto um desespero sem fim. Não encontro o reconhecimento do meu trabalho, nem entusiasmo na vida, não me apetece lutar por mais nada, sinto que a vida é mais madrasta do que amiga. Vim partilhar convosco esta mágoa, que espero seja passageira. Enquanto houver dez reis de esperança, eu lutarei.

Dez réis de esperança

Se não fosse esta certeza
que nem sei de onde me vem,
não comia, nem bebia,
nem falava com ninguém.
Acocorava-me a um canto,
no mais escuro que houvesse,
punha os joelhos á boca
e viesse o que viesse.
Não fossem os olhos grandes
do ingénuo adolescente,
a chuva das penas brancas
a cair impertinente,
aquele incógnito rosto,
pintado em tons de aguarela,
que sonha no frio encosto
da vidraça da janela,
não fosse a imensa piedade
dos homens que não cresceram,
que ouviram, viram, ouviram,
viram, e não perceberam,
essas máscaras selectas,
antologia do espanto,
flores sem caule, flutuando
no pranto do desencanto,s
e não fosse a fome e a sede
dessa humanidade exangue,
roía as unhas e os dedos
até os fazer em sangue.

António Gedeão

4 comentários:

PROJETO NOVO IMPULSO disse...

Amada Emília.
Não devemos perder a esperança, mas sim acreditar num futuro onde todos os nossos sonhos serão realizados. A falta de esperança causa o desânimo, bloqueia a criação, confunde a atitude! A esperança da colheita reside na semente.
A paz

ju rigoni disse...

Emília, minha querida, hoje é hoje. Algumas vezes o hoje parece o ontem. Cada ontem pode caber num único e singular hoje. Mas, por sorte, cada hoje pode contar com muitos e diferentes amanhãs.

Seu blogue nunca deixou dúvidas: exprime as idéias de uma guerreira. Embora nem sempre possa estar por aqui, eu o acompanho via leitor de feeds.

Mantenha-se no front, minha amiga.

Bjs transoceânicos, e inté!

Em tempo: Coisa mais maravilhosa esse Gedeão!

Berenice Ribeiro disse...

Emília, que poema lindo!!
Amiga, como diz o ditado: "Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe".
Espero que esta sua fase passe logo.
Bjs

Rosemary Q.(Miguxa) disse...

Querida Emília,quem ainda não se sentiu assim um dia,não é mesmo?
Mas, lembre-se: Segura na mão de Deus e Ele lhe trará a esperança almejada,não desanime.OK?
AH!Gosto de você e do seu cantinho.
Parabéns!!Fica com Deus e uma ótima 5ªfeira.
Bjs