Seguidores

domingo, 10 de maio de 2009

Hipócrita?...Eu?...

Hipocrisia é a arte de condenar nos outros o que aceitamos em nós mesmos. É o acto de falar uma coisa e fazer outra, como diz o ditado: “Faz o que eu digo, mas não faças o que eu faço”; “quem tem telhado de vidro, não deveria atirar pedras no do vizinho".
Vivemos numa sociedade recheada de gente hipócrita, falas hipócritas, jeito hipócrita e directrizes hipócritas.

Damos os bons dias à vizinha com um ar sorridente quando por vezes a nossa vontade é mandá-la passear. Dizemos que o menino da amiga é tão bonito e esperto, quando o menino coitadinho, não é nem uma coisa nem outra. Comentámos notícias dando os parabéns por um artigo, quando na verdade o achamos sem pés nem cabeça, mas não queremos ofender os amigos.
Proclamamos mil e uma intenções mas, fazemos outra coisa que nos dá mais jeito. Mentimos a nós mesmos quando fingimos aceitar o que na verdade não aceitamos nunca. Dizemos uma coisa e pensamos outra. Somos hipócritas por conveniência. A conveniência e a "boa vivência” devem ser intocadas e absolutas?..."
A chamada "boa educação", que todos nós recebemos (ou devíamos receber) mais não é do que um conjunto de atitudes de suprema hipocrisia. Muitas dessas atitudes vão contra tudo aquilo que, no fundo, nós sentimos ou desejamos.
Do jeito que as relações interpessoais estão distorcidas, é melhor que seja subtil nas suas palavras, porque se você falar exactamente aquilo que o outro quer ouvir, é SINCERIDADE, LEALDADE, ou AMIZADE...Agora se você falar exactamente o que você está vendo, é CINISMO, HIPOCRISIA, ou INIMIZADE e se não falar nada, é FALSO, INDIFERENTE, NÓIA, ou não tem PERSONALIDADE. Não é "VERDADE" ?
Tiny Willy

Dizia Flaubert “ Fraternidade é uma das mais belas invenções da hipocrisia social.

Será que a hipocrisia deve ser banida, ou ela deve fazer parte da sociedade em que vivemos?
Onde estão afinal os hipócritas que sempre afirmamos que existem.
Alguma vez assumiu ainda que, para si mesmo, que é ou foi hipócrita?

5 comentários:

Anónimo disse...

É verdade, Emília, a hipocrisia deveria ser banida no nossomeio, ou melhor, as pessoas hipócritas é que deveriam sumir.
A imagem que vc colocou no pos é bem precedente ao tema.
Na verdade, pessoas hipócritas, são pessoas mascaradas, que se cobrem em véus dissimulados para representar um papel falso.
Temos que ser verdadeiros sempre: seja em ações, seja no interagir com o outro.
Ótimo texto!
Beijos!

Anónimo disse...

"Poucos gostam de ouvir falar das faltas / Que com prazer praticam."

William Shakespeare

"É preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouvi-la."

Séneca

Eu sou que em geral fico quieto para nao comecar uma discursao sem sentido. As vezes me da vontade e eu falo, e quase sempre sou taxado de "Grosseiro ou animal".

Acredito que a maioria seja hipócrita(é... maioria mesmo) por causa do medo.

"Mas eu desconfio que a única pessoa livre, realmente livre, é a que não tem medo do ridículo."

Luis Fernando Veríssimo

Susana Falhas disse...

Emília: Detesto ser hipocrita e a hipocrisia é o que mais me irrita... e não me assumo como tal: procuro ser sempre veradeira e quando há situações complicadas, sou apenas delicada, nunca hipocrita.
Bjs Susana

Unknown disse...

Infelizmente, a hipocrisia existe, às vezes émelhor dizer uma verdade doída do que mentir para agradar.

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Se formos analizar sociológicamente, a hipocresia é uma conveniência, que é passada em geração por geração. É uma forma do individuo ser socialmente aceito, em um determinado meio.