Seguidores

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Paula Rego – Mulheres guerreiras

Paula Figueiroa Rego nasceu em 1935 em Lisboa.
Oriunda de uma família da alta burguesia, frequenta o colégio St Julian’s, no Estoril. Os professores cedo reconhecem o seu talento para a pintura e incentivam-na a prosseguir uma carreira que em Portugal estava destinada aos homens ou a jovens de sociedade. Vai estudar para a Slade School of Art entre 1952 e 1956, onde conhece o pintor Victor Willing, com quem vem a casar.

Na pintura Paula Rego representa o seu mundo intimista, de memórias infantis, inspirado em dados reais ou imaginários, mas sempre conscientes.

Após a morte de Vic Paula pinta uma série de quadros como O Cadete e a Irmã, A Partida, A Família ou A Dança, de 1988, em que o espectro da separação e a autonomia da mulher em relação ao elemento masculino estão presentes.

Posteriormente Images%5Cpaula-regorealiza uma série de trabalhos denunciando o aborto clandestino, como uma reacção directa às condições em que decorreu o referendo, especialmente face à elevada abstenção que se poderia interpretar como desinteresse perante o problema. Cronologicamente, ela surge como uma exacta sequência da série sobre o Crime do Padre Amaro, cuja história se «resolve» por um infanticídio, salvando-se as conveniências da moralidade pública com a morte de Amélia e a clandestina entrega do filho às mãos da «tecedeira de anjos» (ou «abafadeira», segundo outra expressão mais popular).

«Fiz estes trabalhos para Portugal, revoltada coPaulaRegom o que se passou no referendo sobre o aborto», diz a pintora, que têm ainda nas suas memórias vividas do país as situações dramáticas que testemunhava na Ericeira quando as mulheres dos pescadores, rodeadas de filhos, lhe pediam o dinheiro necessário para os desmanchos. Se o aborto é um tema tabu, é também porque ele, enquanto poder de destruição, é indissociável de outro poder feminino, o de dar a vida.

«É a razão pela qual as mulheres são temidas. O último poder é o de destruir», disse a artista à escritora Maggie Gee, num artigo do «Daily Telegraph» (de 15 de Fevereiro).Em 1994, realiza a série de pinturas a pastel intitulada Mulher-Cão, que marca o início de um novo ciclo de mulheres fortemente simbólicas, representadas sozinhas, mas aparentemente escravizadas a algum parceiro ausente ou imaginário (Fiona Bradley, 1997)2548093_400_p_tn_Paula_Rego.

São retratos de sofrimento e angústia, de ansiedade, desolação, medo, humilhação e vergonha, feitos de uma violência contida, sem sangue nem gritos, com uma construção figurativa formalmente austera, sempre rigorosa e simples, que os traços precisos dos rostos, os espaços fechados e a estrita economia dos cenários tornam ainda mais realistas e pungentes. Com um nome reconhecido em todo o mundo, Paula Rêgo é colocada entre os quatro melhores pintores vivos em Inglaterra.

2 comentários:

Sónia Pereira disse...

Grande artista. Grande feminista. Grande mulher!

Anónimo disse...

olá eu procuro o quadro da Paula Rego intitulado "A Partida" mas não consigo encontrar em lado nenhum. Se alguém me pudesse dar o link onde se encontra a imagem desse quadro agradecia.