Seguidores

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Rubaiyat - Omar Khayyam

Omar Ibn Ibrahim El Khayyam nasceu em Nichapour, Pérsia, no ano de 1040, da era cristã.

Escreveu as Rubaiyat (em português, significa "quadras" ou "quartetos") que ficariam famosos no Ocidente a partir da tradução de Edward Fitzgerald, em 1839. Escreveu sobre a brevidade da vida e a importância de a aproveitar intensamente na companhia de mulheres e vinho.
Para além do seu notável trabalho poético, que influenciou uma lista infindável de autores como Edgar Allan Poe ou Fernando Pessoa, interessou-se por disciplinas tão variadas como a filosofia, a geometria, a matemática e a astronomia.

Rubaiyat:

Por que
tanta suavidade, tanta
ternura, no começo
do nosso amor?
Por que tantos carinhos,
tantas delícias, depois?
E...por que, hoje, o teu
único prazer é dilacerar
o meu coração?
Por quê?

Todas as
manhãs, o orvalho
pesa sobre as tulipas, os
jacintos e as violetas, até
que o sol venha aliviá-los
desse belo fardo.
Todas as manhãs, sinto o
coração mais pesado no meu
peito, mas logo o teu olhar
dissipa a minha tristeza.

Os dias
passam rápidos
como as águas do rio
ou o vento do deserto.
Dois há, em particular,
que me são indiferentes:
o que passou ontem,
o que virá amanhã.

Esquece
que ontem
não lograste a recompensa
que merecias.
Sê feliz.
Não lamentes nada.
Não esperes nada.
Tudo que deve acontecer
está escrito no Livro
que o vento da Eternidade
folheia ao acaso.


2 comentários:

ProfessorNelsonMS disse...

Mikas,

O poema é tão expressivo e tão lindo, que qualquer palavra que eu diga a respeito dele estará aquém do que ele representa. Coisas tão belas assim, nos deixam sem palavras !

Parabéns pelo post !

Um abraço.

Nelson

Unknown disse...

SAUDAÇÕES!!!

Acessar esse Site, é encontrar os mais belos diamantes de conhecimentos, sejam em textos, imagens, ou vírgulas. Entrar nesse portal, é descer o véu de Ísis, rumo as glórias do verdadeiro aprendizado, razão de tantas vezes eu vir e acessá-lo...
Os conhecimentos que saem da tinta da caneta da minha amiga Emilia, sempre nos acrescenta valores memoráveis...Já favoritei este Site!
Favorite você também...É uma ótima opção para você!!!
Abraços,
LISON.