Seguidores

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A obra passo a passo

Para satisfazer alguns amigos que me pediram para ir divulgando as minhas pinturas aqui no blog, esta noticia “ A obra passo a passo” fará o acompanhamento do que eu for realizando.

Primeiro gostaria de vos dizer que para mim pintar não é um hobbie, e só o consigo fazer quando estou muito tranquila, por isso tenho pintado bem menos do que gostaria, por falta de tempo e disposição. As pausas prolongadas que tenho sido obrigada a fazer, levantaram-me a mão, portanto, achei conveniente neste recomeço, optar por exercícios mais técnicos para me dar mais segurança e recuperar alguma da destreza perdida. Os trabalhos que agora vos mostro e que se encontram numa fase intermédia de concretização, resultam de uma série de fotografias que fiz em demolições, já com o intuito de as aproveitar para a pintura.DSC00465DSC00466Porquê portas?

Nem eu mesma sei, foi a minha escolha, talvez porque esteja a passar por um momento em que sinto muitas portas fechadas, ou quem sabe, atraída pelo colorido. Há sempre muitas explicações possíveis e cada um poderá encontrar a que mais lhe agradar.

A minha pintura é figurativa e como tal recorro a técnicas um pouco lentas e a alguns preciosismos técnicos. Não me identifico com a pintura abstracta, embora aprecie muito, mas estou mais conotada com as obras surrealistas e com algumas figurações modernas.DSC00484Começo sempre mais do que um quadro ao mesmo tempo, por que há pausas que são necessárias, momentos de silêncio perante a obra, tempos de secagem, saturação ou dificuldade de soluções para um qualquer problema. Assim, quando tenho que parar com um quadro posso sempre ir trabalhando noutro. Dois deles abordam o mesmo tema e são executados com a mesma técnica. O outro, paisagem, foge um pouco às minhas características, mas como disse anteriormente, são exercícios técnicos necessários, funcionam como um aquecimento, para depois começar em força.

Do que for fazendo vou dando notícias e desde já agradeço a vossa disponibilidade para me aturar.

8 comentários:

Anónimo disse...

As suas pinturas são maravilhosas!!! Parabéns!!!
Eu acredito que a pintura é a poesia em telas. Quando sento num cantinho para escrever as minhas poesias é como observar o mundo de uma outra maneira, e pintar é dar cor as nossas poesias!! É a paz da alma!!
Lindo demais, parabéns!!
Beijos

Unknown disse...

Saudações!
Amiga Emilia,
Que Post Maravilhoso!
São peças esboçadas que vem de sua apurada intuição dos momentos mais sublimes de um espírito libertário....Portais, janelas, portas, estradas e caminhos são eternas lembranças figurativas de um passado construido de tantos acontecimentos que tornaram muito mais forte a alma!
Paz e Luz!
PARABÉNS PELO BELO POST!
LISON.

Anónimo disse...

Querida, parabéns ,seus trabalhos são lindos,agradeço por nos presentear com tuas obras tão maravilhosas.Bjus amiga

Anónimo disse...

Deve ser muito bom ter o dom de mostrar os sentimentos por meio da pintura de um quadro.
Ótima iniciativa a sua de nos presentear com seus quadros.

O bEM viVER disse...

Emília,

Artista! Das palavras e do conhecimento; da arte e de talento!

Vim aqui um dia e vi que você ia ficar mais afastada. Hoje entro e vejo "VOCÊ em seu post".
Você foi uma das primeiras pessoas que fiz amizade aqui.
Como um amigo disse, nunca vi um trabalho assim em detalhes. Só posso agradecer por nos proporcionar esse privilégio.

Abraço forte, daqules que abrem portas e janelas do coração e da alma. Afinal, "Todo artista molha seu pincel em sua própria alma, e pinta sua própria essência em seus quadros." (Henry Ward Beecher)

Lena

Rodrigo Piva disse...

Que belas pinturas, Emilia! Parabéns e obrigado por compartilhar conosco.

Abraços

Anónimo disse...

Emilia, adorei seus projetos, simplesmente maravilhosos!
Obrigada por compartilhar algo tão lindo...as suas pinturas passo a passo!
Saudades!
Bjos,
Luka

ju rigoni disse...

Emília, que surpresa boa chegar por aqui depois de tanto tempo e, dentre seus posts, deparar-me com este tão especial, que evidencia sua alma de artista, seu talento, sua sensibilidade.

Belo trabalho! Amei as cores, a luz... A pintura abstrata também não me atrai tanto quanto a figurativa. Espero que você volte a nos brindar com outros posts como esse que diz tanto sobre você.

Um beijo, querida! Adorei! Inté!