Seguidores

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Festas da Senhora da Agonia

rancho folclórico da região de Viana
As grandes festas da Senhora da Agonia, como desde há um século é classificada a romaria, são revestidas de brilhantismo e solenidade religiosa. Celebram-se em Viana do Castelo, capital do Minho no Norte de Portugal. entre os dias 15 e 25 de Agosto de forma a coincidir com sexta, sábado e domingo.

Milhares de visitantes chegam á cidade para as festas, caracterizadas pela animação, a exibição de ranchos folclóricos, de belíssimos trajes regionais, música, gastronomia e fantásticos espectáculos de fogo-de-artificio.

Dia 20, feriado municipal é o dia de Nossa Senhora d’Agonia. Na noite de 19 para 20 as gentes da ribeira
passam a noite não na sua habitual e perigosa faina, mas na manifestação do seu amor pela Santa Padroeira, ao cobrirem as ruas com tapetes floridos para a passagem da Senhora.




O dia começa com bandas de música, gigantones e cabeçudos que percorrem as ruas da cidade.

Benção dos barcos
À tarde depois da celebração solene presidida pelo Bispo da diocese, sai do santuário a imagem da Senhora da Agonia a caminho do Cais dos pilotos, onde será dada a “Bênção ao Mar” e às embarcações, seguindo-se-lhe a Procissão ao Mar e ao Rio com inúmeros barcos a acompanharem a Senhora na sua saída.

Caso o dia 20 não calhe a uma sexta, sábado ou domingo temos então mais estes 3 dias de festa. Sexta-feira de manhã realiza-se o desfile das mordomas.

As
mordomas são as rainhas da Festa, raparigas solteiras, sem fama, que fazem os seus primeiros ex-votos de amor na Romaria da Nossa Senhora d’ Agonia.

Da parte da tarde realiza-se a procissão solene
Sábado à tarde é o dia do cortejo etnográfico, aqui desfilam os usos e costumes do Alto Minho as tradições, as feiras, as paradas agrícolas e os cortejos temáticos. As Festas da Senhora da Agonia são consideradas as maiores de Portugal



Mordomas

3 comentários:

Helena Teixeira disse...

Ola!
Apresento-me:sou a Lena,colaboradora do blog Aldeia da Minha Vida.Agradeço-lhe por ter participado na blogagem de Agosto.A Festa de Nossa Sra. da Agonia está muito bem retratada.Sou meia vianense :) a família paterna é toda de lá.Então,conheço bem a cidade e a sua grandiosa festa.Mas quis vir espreitar as suas fotografias.
Se quiser,pode também dar 1 olhadela no nosso outro blog: www.clubedasmulheresbeiras.blogspot.com (sei que as mulheres do Norte têm muito valor,pois tenho meia costela ;), mas mesmo nao sendo da Beira, dê 1 espreitadela).
Boas Festas e Romarias.
Este ano,infelizmente,nao poderei lá estar,pois estarei em terras ribatejanas que também sao muito bonitas.
Cumprimentos

Lena

Susana Falhas disse...

Emília:

Já ouvi falar muitas vezes dessa festa, mas nunca tive a oportunidade de assistir.Como tu, têm contado maravilhas sobra ela. Quem sabe um dia vá conhecer. Agora essas mordomas, estão um espanto!

Obrigada pela participação, e boas férias, pois sei que vais até o final do mês.

Bjs Susana

Principe Encantado disse...

Que linda esta festa deve ser pura alegria, pena que estou doutro lado, mais graças a ti tomei conhecimento desta festividade.
Todos os dias há um post novo lá em meu blog ficarei honrado com sua presença.
"A verdadeira gentileza é perfeito conforto e liberdade.
Ela simplesmente consiste em tratar os outros exatamente como você adoraria ser tratado".
Tenha um excelente final de semana.
Obrigado pela visita e volte sempre.
Abraços forte